quinta-feira, 5 de março de 2020

Tarte de maçã AIP

Há dois dias experimentei esta receita de tarte de maçã AIP (com ajuda da minha mãe).
O resultado não foi muito bom, pois ficou com a crosta com zonas a saber demasiado a óleo de coco, outras a saber demasiado a limão e outras a saber mais ou menos bem; para além disso o recheio ficou um pouco insonso pois o limão cortou o doce da maçã.
Mas, mesmo com todos estes pontos negativos houve um que foi positivo: o aspeto pois de aparência ficou apelativa.

Aqui está ela:


Já agora, para quem não souber inglês, aqui está a receita traduzida por mim:

Ingredientes:

Para o recheio:
5 maçãs descascadas, "descaroçadas" e laminadas
1/2 cháv. de açúcar de coco
1 c. de sopa de canela
1/4 c. de chá de sal
sumo de 1/2 limão

Para a crosta:
1 cháv. de amido de araruta
1/2 cháv. de farinha de coco
2 c.s de sopa de açúcar de coco
1/4 c. chá de sal
3/4 cháv. de óleo de coco frio
1/2 cháv. de água fria

Instruções:

1) Pré-aquecer o forno a 180ºC. Se ainda não tiver medido o óleo de coco e a água, faça-o agora e ponha-os no frigorífico.

2) Coloque as fatias de maçã numa taça grande. Encha um fervedor grande (com água suficiente para cobrir as maçãs completamente) e ferva-a. Quando já tiver fervido deite-a por cima das maçãs e deixe-as repousar durante 8 minutos. Escorra-as e deixe-as de lado enquanto faz a massa.

3) Coloque numa taça média a farinha de araruta, a farinha de coco, o açúcar de coco e o sal. Misture.
Usando um cortador de massa* , uma faca de manteiga ou os dedos, parta o óleo de coco em pedaços de tamanho semelhante ao de uma ervilha (vá colocando os pedaços já cortados dentro da taça. Acrescente a água e misture gentilmente. 
Nota: Se misturar com as mãos tenha cuidado para não misturar demasiado pois se o fizer o óleo irá derreter e a tarte não terá o resultado esperado.

4) Coloque a massa numa forma de tarte (aprox. 23 cm de diâmetro)**. Usando os dedos espalhe a massa uniformemente ao longo do fundo e das bordas. Faça buracos com um garfo. Leve ao forno por 15 minutos. Retire do forno e deixe de lado enquanto faz o recheio.

5) Seque as maçãs com um pano de cozinha***. Misture o resto dos ingredientes do recheio, com exceção do sumo limão, numa taça grande, adicione as maçãs e misture gentilmente.

6) Coloque o recheio em cima da massa e deite o sumo de limão em cima da tarte. Leve ao forno durante 30-35 minutos ou, até a crosta ficar dourada.

7) Deixe arrefecer 10-15 minutos e sirva.



*Para quem não souber o que é pode pesquisar na internet por pastry cutter e irá encontrar imagens do mesmo.
** No nosso caso usámos uma forma com 27 cm de diâmetro e mesmo assim a masa ficou grossa (um pouco demais para os nossos padrões).
*** Nós saltámos este passo pois achámos desnecessário secar maçãs já escorridas.

Sem comentários:

Enviar um comentário