sexta-feira, 29 de maio de 2020

A escolha

      Durante a nossa vida nós deparamo-nos com várias escolhas; entre elas, a da área de estudos para a universidade. Nalguns casos é uma escolha fácil que já estava feita desde sempre, mas, noutros, eu incluída, ela nunca chegou a ser feita; sendo já outra história, pois chega-se a meio do secundário (11º ano) sem se fazer a mínima ideia da área que se vai escolher.
      Neste texto irei falar-vos das minhas dúvidas, dos problemas que elas trazem e de possíveis soluções para o meu problema.
      Em primeiro lugar, irei falar-vos da minha situação atual. Neste momento, encontro-me completamente indecisa sobre o tema do curso que vou escolher, pois, tenho quatro temas favoritos: ciências, História, cinema (produção de filmes) e catolicismo (praticamente tudo o que lhe está associado). 
      Para além disso, não faço a menor ideia de quais são as minhas capacidades a nível intelectual, devido ao facto de nunca ter feito um teste psicotécnico.
      Provavelmente, já perceberam qual é o problema que elas trazem, contudo, irei referi-lo de forma a estarem completamente esclarecidos.
      Para começar, elas significam que não sei quais são as áreas às quais devo dar maior atenção de forma a me preparar para os exames de acesso à universidade; consequentemente, o meu tempo para me focar nelas, antes dos exames diminui, logo, poderei ter de perder um ano para obter as notas necessárias para o acesso.
      Tudo isto me preocupa, mas mesmo assim, acho que este problema tem solução; começando pela realização de testes psicotécnicos para descobrir a relação entre as áreas do meu interesse e aquelas para as quais tenho melhores capacidades.
      Outro ponto importante para a solução deste problema, é o estudo das bases, ou seja, o estudo das áreas necessárias a toda a gente, de forma a obter capacidades essenciais, por exemplo: o domínio da língua materna, a capacidade de comunicar em inglês, o domínio do básico da matemática... Desta forma ficaria com os conhecimentos indespensáveis e, assim, o "choque" entre a área que irei escolher e os meus conhecimentos será menor.
      Resumindo, eu não sei que área quero seguir para a universidade; este facto traz-me problemas mas, já sei algumas formas de atenuar as suas consequências.

1 comentário:

  1. Esperamos poder ajudar nesta descoberta e apoiar-te a alcançar os teus objetivos!! Team Violet

    ResponderEliminar