sexta-feira, 12 de março de 2021

A Grécia Antiga - Parte 1

 Hoje vi este vídeo sobre a Grécia Antiga. E agora irei partilhar o que aprendi sobre o mesmo:

Os Gregos viviam na Península Balcânica onde o terreno era montanhoso, e seco não permitindo que uma grande quantidade de alimantos fosse nele plantado.

Este tipo de terreno fez com que cada cidade vivesse independente das outras, sendo uma cidade estado com as suas próprias leis.

A razão para se chamar Grécia Antiga a este conjunto de cidades (pólis) é que todas falavam a mesma língua, e tinham costumes semelhantes.


A própria História destas pólis é a seguinte:

A Grécia Antiga tem origem em 4 povos diferentes.

Os primeiros a lá chegar, ao verem que o povo cretense (da ilha de Creta) tinha domínio naquela zona, decidiram e conseguiram vence-los,e ficar com a península. Mas, através da sua relação com este outro povo, eles criaram uma nova cultura: a cultura creto-micênica.

Depois vieram outros dois povos. 

Originalmente, estes 3 povos que vieram para a Península Balcânica viviam em paz. Mas, quando o 4º entrou, dominou a península, e obrigou os outros 3 a procurar outras terras onde viver. Com esta saída (a 1ª Diáspora) estes povos foram povoar a Ásia Menor. 

Ao fim de algum tempo, aqueles que ficaram na península tiveram de se organizar. O 4º povo fico com as zonas mais ferteis e os outros tiveram de ir em busca de outros lugares para viver.

Como o espaço para cada comunidade era pequeno e havia muitos poucos recursos para viver eles dividiam tudo entre si. E a população foi crescendo.

Até que eles viram que não havia recursos para toda a população, e decidiram criar a propriedade privada. Os mais velhos das comunidades tomaram posse de todos os recursos e os mais novos tiveram de ir em busca de novas terras onde morar, indo para vários lugares à volta do Mediterrâneo, indo até ao que é a costa Este da atual Espanha (a 2ª Diáspora).

Depois desta dispersão, todas as comunidades gregas à volta do Mediterrâneo começam a fazer comércio umas com as outras. Este comércio permitiu que as cidades da península Balcânica podessem crescer e transformar-se em pólis, onde cada uma delas era independente de todas as outras.

Dentre estas pólis as haviam duas mais importantes: Atenas e Esparta, as quais irei referir em futuros posts.