Sou uma jovem católica. Neste blog irei partilhar as experiências culinárias que irei ando a fazer durante o meu processo de tentativa e erro para descobrir os alimentos que me fazem mal, e aqueles que me fazem bem. Outros temas que podem encontrar aqui são: histórias de santos, resumos de períodos históricos, alguns dos meus trabalhos escolares...
sexta-feira, 29 de maio de 2020
A escolha
Clonlara School - how does it work and my opinion about it
Clonlara is a school that's different from the “normal” ones. In this school you begin your learning using your interests and then you follow them wherever they take you. Like this: you are a student that likes aeroplanes and everything realted to them; you may begin by learnig how each of them works and in the middle you can learn a bit of History from the origin of the plane, or a bit of Phisics from the reason to the aerodynamic disign of it.
Appart from all this, there is another thing that needs to be done and is done in this school, the recording of the learning process, the “filling” of the Full Circle Learning.
Besides all the points refered before we do volluntering as well. It's a compulsury point, for the high school students (9th -12th grades) but, you can choose the ones you do (at least 2 different ones).
My opinion about this school difers because on one hand I'm almost 100% free to study everything I want, nevertheless, due to the basics required from the school itself plus the ones for the areas that I like, I end up having boundaries that help me as well as bother me.
Other point is our recording desasters. I explain ,when we (me and my sisters) make a video to show how our dance practice is going it goes worse than it truly is, as a result of our disconfort of dancing in front of a camera. With this problem it's impossible to record our evolution in that point.
In short, Clonlara School is a good school to be in but, it also has its disadvantages.
Capa de guitarra florida
Curso de Desenho
"Dia 6" do curso (feito no semestre passado) |
"Dia 8" (feito no semestre passado) |
" Dia 16" (feito a 9 de Março de 2020) |
terça-feira, 26 de maio de 2020
Pão Paleo/AIP 2
No final correu mais ou menos e aqui está o resultado:
Os pãezinhos por fora ... |
... e por dentro |
"Tatinhos"
Nota: Eu como não tenho Bimby na altura em que era para misturar a água, o azeite e o sal; simplesmente utilizei água morna em vez de água à temperatura ambiente, e utilizei a varinha mágica para os misturar. No que toca a misturar o resto dos ingredientes, utilizei apenas uma colher de sopa e uma taça.
Aqui está o resultado:
segunda-feira, 25 de maio de 2020
Pizza AIP
(Não cheguei a tirar fotografia mas, o próprio aspeto da pizza não era nada de especial pois a própria massa e o recheio eram ambos castanhos.)
Nota: Todas as intruções que estiverem entre parenteses são minhas tudo o resto é apenas traduzido.
Aqui está a minha tradução da receita:
Ingredientes:´
Para a massa:
2/3 de Cháv. de farinha de araruta (amido)
1/4 de cháv. + 2c. de sopa de farinha de coco (pode ser necessária mais)
1c. de chá de creme tártaro (eu utilizei vinagre)
1/2 c. de de chá de bicarbonato de sódio
1/4 de c. de chá de sal
2 c. de sopa de azeite
1/2 cháv. de água morna
Para o recheio:
1 cháv. de batata doce cortada finamente
1.5 c. de sopa de azeite (irá ser utilizado em mais do que uma parte da receita)
85g de salmão fumado
1 colher de sopa de alcaparras, escorridas e enxaguadas
2 c. de sopa de endro fresco picado
flocos de sal
Instruções:
1) Pré-aquecer o forno a 220ºC. Cobra o tabuleiro que irá utilizar para a pizza com papel vegetal (pode ter qualquer forma - rétangular, circular, etc).2) Misture todos os ingredientes secos numa taça com uma vara de arames. Junte lentamente o azeite, misturando enquanto o coloca. Coloque a água quente e misture bem. A massa pode ficar um pouco quebradiça mas no próximo passo irá ficar bem. (Se a massa ficar líquida, vá colocando, um pouco mais de farinha de coco até ficar com a concistência de um creme um pouco líquido.)
3) Coloque a bola de massa no tabuleiro. Coloque outra folha de papel vegetal em cima da massa e, usando as mãos ou o rolo da massa, espalhe-a até formar uma massa com 0.6 cm de espessura.
(Coloque a "massa" no tabuleiro deixando-a espalhar-se.)
4) Leve ao forno durante 12 - 13 minutos, ou até que esteja dourada e crocante.
5) Enquanto a massa cozinha, leve a batata doce ao lume com 1c. de sopa de azeite, saltei-a até ficar ligeiramente acastanhada e tenra, aproximadamente 6 minutos no total.
6) Pincele a 1/2 c. de sopa de azeite por cima da massa e distribua os ingredientes do recheio de forma regular por cima da massa e, de seguida, polvilhe com o sal.
(Eu fiz uma mistura de cebola, atum, azeitonas, cogumelos que levei ao lume com um pouco de azeite e simplesmente pu-lo em cima da massa, e ficou deliciosa.) Sirva imediatamente.
quinta-feira, 21 de maio de 2020
O túmulo do Faraó Tutankamon
Em primeiro lugar, irei enumerar algumas características de um túmulo real (do faraó) habitual.
Cada um deles era constituído por um longo corredor com um grande número de salas espaçosas cuidadosamente decoradas, com passagens inteiras do "Livro dos Mortos", com feitiços e instruções que o faraó iria utilizar para chegar ao Além. Originalmente também teriam um grande tesouro constituído pelos vários bens que levariam para o Além; mas estes, na sua maioria eram roubados pelos assaltantes de túmulos, por mais proteções que fossem utilizadas para os defender (paredes falsas de argamassa, corredores cheios de pedras, a entrada tapada com pedras comuns da paisagem circundante).
Túmulo de um faraó "normal" |
Em segundo lugar, para comparação, irei apresentar o túmulo do rei Tut. Tinha apenas quatro salas cada uma só com 4 metros de largura, e, dentre estas apenas uma está decorada de forma modesta com cenas extremamente resumidas do "Livro dos Mortos". As próprias pinturas da sala têm gotas de tinta que escorreram, o que demonstra que foram feitas à pressa. Este também tinha um grande tesouro só que, neste caso raro, não chegou a ser roubado.
Túmulo de Tutankamon |
Alguém agora poderia perguntar: porque é que o túmulo deste faraó não tem tanto explendor como os outros? Ou porque é que ele não foi roubado?
Em primeiro lugar as possíveis razões do seu tamanho:
A primeira é que, como ele era muito novo quando subiu ao trono (tinha apenas 9 anos), decidiram adiar a construção do túmulo e que, quando ele morreu inesperadamente novo (tinha 18 anos), o túmulo era apenas um corredor ao qual acrescentaram três pequenas salas: a camara funebre, a sala dos tesouros e a sala dos orgãos.
A segunda, a qual eu acho que é a que faz mais sentido, é que na altura da sua morte como não tinham o seu túmulo pronto utilizaram outro destinado a um nobre como sua camara funebre colocando nela os seu pertences e pintando de forma muito resumida e apressada as passagens essenciais do "Livro dos Mortos". A razão para esta pressa é que desde a morte até à conclusão da mumificação tinham apenas 70 a 80 dias para terminar o túmulo.
E agora as razões da sua sobrevivência quase intacta:
Os seus sucessores consideravam Akenathon, seu pai, um hereje por ter fechado os templos do reino e ele, como que posto no mesmo saco, foi também considerado uma vergonha para a história do Egito e por isso apagaram os seu nomes de todas as inscrições do reino, de forma a que eles fossem esquecidos.
Para além desta proteção teve outra, dada por um desastre natural, uma enxurrada que cobriu o túmulo com grandes pedras e terra, formando uma camada espessa que separava o túmulo da superfície.
Desta forma os ladrões não iriam procurar um túmulo de um faraó "inexistente" e, mesmo que descobrissem a sua existência não conseguiriam chegar lá.
Fonte:
Desmontar a História - O túmulo do Faraó Tutankamon