Hoje, eu e a minha irmã Pilar fizemos lasanha de atum e ficou deliciosa.
Para fazer esta lasanha nós utilizámos a receita de lasanha de atum da Yammy 1, adaptada pela nossa mãe. E aqui está ela:
Ingredientes:
1 pacote de 200ml de natas para bater (ou qualquer outro tipo, suponho)
2 cebolas médias
4 dentes de alho
2 cenouras médias
80ml de azeite
420g de polpa de tomate (originalmente: lata de tomate aos cubos de 390g + 4 c. de sopa de polpa de tomate)
4 latas de atum escorridas (nós usámos de 85g, escorrida)
2 courgetes médias
200g de queijo mozzarela ralado
Queijo flamengo fatiado (16 fatias aproximadamente)
orégãos, sal e pimenta (ou outros condimentos) - a gosto
Instruções:
1) Na frigideira, coloque o azeite, a cenoura (cortada às rodelas), a cebola (cortada às rodelas) e o alho (cada dente de alho cortado ao meio). Cozinhe até que tudo fique mole (nós fizemos em placa de indução e demorou 1/2h na potência 5).
2) Coloque tudo o que estava na frigideira num recipiente e triture com a varinha mágica (também pode ser num processador, numa Yammy ...).
3) Acrescente a polpa de tomate, o atum e os condimentos. Misture até ficar homogéneo.
4) Lave a courgette e, com um descascador, faça fatias finas, o mais largas possível (é como se estivesse a descascá-la). *
5) Pré-aqueça o forno a 200ºC.
6) Num pirex (o nosso era de 30 x 24 x 5.5cm, medidas das zonas de maior comprimento) coloque todos os componentes pela seguinte ordem: camada de fatias de courgette, queijo fatiado, natas, mistura de atum (cada camada a cobrir toda a superfície); até a mistura de atum terminar. No final, em cima da última camada (de courgette, queijo fatiado e natas), espalhe o queijo ralado**.
7) Leve ao forno por 30 min, ou até a superfície ficar dourada. Sirva quente.
Notas/sugestões:
* As cascas da courgette tanto podem entrar como podem ser guardadas para fazer sopa; se quiser que a "massa" seja da cor habitual, retire-as.
Esta receita pode ser utilizada com qualquer molho de lasanha, apenas, no lugar da massa, coloque a sequência referida acima (sem contar com o molho, obviamente).
**Atenção! Não colocar natas a mais, apenas cobrir cada camada com a mesma, senão fica demasiado alimentícia (fica uma verdadeira bomba de energia).
Sem comentários:
Enviar um comentário