segunda-feira, 19 de julho de 2021

Europa nos séculos XVI - XVIII - parte 2 - Revolução Industrial Inglesa e o mercantilismo europeu

 

Mercantilismo europeu

Durante este período aparece um novo conceito económico - o mercantilismo. Este consiste em medidas protecionistas que procuravam fomentar medidas que originassem uma balança comercial positiva. Para isso, os governos investem no desenvolvimento da indústria nacional, de forma a tornar o país autossuficiente e providenciar produtos para exportação. Para escoar estes novos produtos são implementados impostos às importações, de forma a dificultar a venda de produtos estrangeiros.

Os governos para desenvolver a indústria criavam companhias para cada uma das áreas de produção (ex: produção de tecidos de algodão) às quais davam privilégios. Estes incluíam a exclusividade de produção de um dado produto (de forma a não haver competição dentro dessa área), o concedimento de títulos de nobreza aos grandes investidores...

Revolução Industrial

 A Revolução Industrial Inglesa foi uma revolução que marcou a História desta nação, e das outras à sua volta.

Esta começou no final do século XVIII com a invenção dos 1ºs engenhos mecânicos destinados a aumentar e acelarar a produção de produtos (ex: fiadora mecânica). Estes ainda não tinham motor, por isso tinham de ser operados por artesãos; os quais aplicavam os seus conhecimentos ao utilizarem os mesmos.

Passado algum tempo, é inventado o motor a vapor. Este é instituído nas indústrias têxtil, metalúrgica e siderúrgica, impulsionando as novas máquinas industriais. Estas, ao contrário dos engenhos anteriores, não necessitam de trabalhadores conhecedores do processo de fabrico de um dado produto - os artesãos, mas apenas de trabalhadores que as vigiem e façam pequenas tarefas - os operários.

Com estas mudanças, as quantidades de produtos produzidas tornam-se exponencialmente maiores que as produzidas anteriormente. Para além disso, com esta quantidade de produtos é possível resolver problemas regionais de subsistência facilmente, enviando tudo o que é necessário para essa zona.

No entanto, existiram várias desvantagens deste acontecimento; a enorme poluição causada pela utilização do motor a vapor propulsionado a carvão, os  operários que passam a viver em condições horríveis e os conhecimentos práticos da profissão de artífice que deixam de ser valorizadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário