O capstone é um dos requisitos de graduação na Clonlara (escola onde estou).
Mas afinal, o que é um capstone?
Um capstone é um projeto multidisciplinar sobre um tema de interesse para o aluno e que, em princípio, irá ser uma contribuição para a comunidade.
Eu irei, ao longo do processo de fazer o meu, colocar partes dele aqui no blog.
Eu decidi que o meu será sobre o Dilúvio.
Para quem não sabe, o Dilúvio é uma passagem bíblica onde se conta a História da Grande Inundação ( Génesis cap.6 - 10).
A história (resumida) é a seguinte:
Deus começou a ver a perversão dos homens e, arrependeu-se de ter criado o Homem. Então, decidiu destruir a Terra com um Dilúvio, matando todos os seres vivos terrestres.
Mas, lembrou-se de Noé e da sua família, os únicos que ainda lhe eram fieis, avisou-os daquilo que ia fazer e deu-lhes instruções para contruirem uma arca (grande barco fechado de madeira) para os salvar a eles e a um par de todos os animais impuros e a sete pares de todos os animais puros.
Quando eles já tinham acabado de a construir e preparar tudo, entraram na Arca e, depois Deus fechou-a, e fez com que uma gigantesca inundação, que chegou a cobrir até os picos das montanhas mais altas, caísse sobre a Terra.
Noé e a sua família ficaram na Arca durante aproximadamente um ano (desde o início do Dilúvio até ao aparecimento da primeira terra seca). Quando apareceu a primeira terra seca, Deus disse a Noé para ele, a sua família, e todos os animais sairem da Arca. Nesse momento um arco-íris apareceu no céu e Ele prometeu que nunca mais iria destruir a terra com um dilúvio e que o arco-íris seria um sinal da Sua aliança com os homens.
Todos os povos que agora existem são descendentes dos três filhos de Noé e de suas três esposas.
Para um grande grupo de pessoas, eu incluída, esta passagem conta a história de um acontecimento histórico. Neste capstone irei tentar descobrir as evidências ciêntíficas, históricas e teológicas deste evento. Para além disso, também irei procurar conhecer os vários pontos de vista de diversas pessoas/grupos de pessoas (Igreja católica, outros cristãos, ateus, judeus, comunidade ciêntífica mainstream...).
Espero que gostem dos posts que irei escrever.
Até ao próximo post!
Sem comentários:
Enviar um comentário